02
set
09

Conheça a biografia de Andrea Neves

A presidente do Servas, Andrea Neves, durante a entrega da Brinquedotec - Foto: Oswaldo Afonso

A presidente do Servas, Andrea Neves, durante a entrega da Brinquedoteca - Foto: Oswaldo Afonso

Andrea Neves nasceu em Belo Horizonte, em 15 de fevereiro de 1959, filha do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e de Inês Maria Neves Faria; neta do ex-presidente Tancredo Neves (1910-1985) e do ex-deputado federal Tristão Ferreira da Cunha (1890-1974). É irmã do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. É casada com Luiz Márcio Haddad Pereira Santos, arquiteto, urbanista e ex-presidente da Fundação Biodiversitas. Tem uma filha, Maria Clara, de 14 anos, de seu primeiro casamento, com o jornalista Herval Braz.

Fez o curso primário no Colégio Sacré-Coeur de Jesus, em Belo Horizonte, e o secundário no Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1985.

Na faculdade, Andrea Neves militou no movimento estudantil, cuja principal bandeira de luta na época era a redemocratização do País. Tomou parte também na Campanha das Diretas-Já e participou do Movimento Jovem Pró-Tancredo, no Rio de Janeiro. Em 1985, fez parte da delegação brasileira que compareceu ao Encontro Internacional da Juventude, realizado em Cuba. Na ocasião, foi oradora oficial, em solenidade com a presença de Fidel Castro. Na virada dos anos 80, visitou a Nicarágua, na época da Revolução Sandinista, de 1979.

Sua primeira atividade profissional foi como pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV), no começo dos anos 80, no Rio de Janeiro. Ali, integrou a equipe que ajudou a organizar o acervo de Getúlio Vargas, considerado a principal referência sobre a vida do ex-presidente da República.

No episódio histórico conhecido como Atentado do Riocentro, em 1º de maio de 1981, no Rio de Janeiro, foi Andrea Neves quem socorreu o então capitão Wilson Dias Machado, sobrevivente do ataque terrorista frustrado. No centro de convenções, realizava-se um show em comemoração do Dia do Trabalho, com a participação do compositor Chico Buarque de Holanda, durante o governo do general João Batista Figueiredo. Uma bomba havia sido preparada para explodir durante o show e comprometer o avanço da redemocratização no Brasil. Entretanto, o artefato explodiu pouco antes do previsto, no estacionamento, matando um sargento do Exército e ferindo o capitão Wilson Machado, ainda dentro do carro que os levara ao local. Andrea Neves tinha ido assistir ao show, em companhia do namorado, e, segundo vários analistas na época, a ação rápida do casal ajudou a esclarecer a verdadeira autoria do atentado.

No campo editorial, em 1986, Andrea Neves coordenou a publicação do livro “São João del Rei”. E, em 2005, concebeu e organizou a obra “Tancredo Neves, um Homem para o Brasil”.

A experiência de Andrea Neves na administração pública começou em 1990, quando foi Secretária-adjunta de Cultura do Governo de Minas Gerais, na gestão Hélio Garcia. Nessa função, esteve a cargo da coordenação das comemorações oficiais dos 200 anos da morte de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.

About these ads

4 Responses to “Conheça a biografia de Andrea Neves”


  1. 1 meg calil zarur
    19/09/2009 às 03:16

    ANDREA NEVES É UMA PESSOA EXTREMAMENTE GENEROSA!AS PALAVRAS ME VEEM COM MUITA FACILIDADE QUANDO FALO DELA!
    SUA CAPACIDADE DE TRAZER O CONFORTO MORAL A QUEM NECESSITA, TRAZER O CARINHO A UMA CRIANÇA,A FAZ UM SER HUMANO DA MELHOR QUALIDADE.
    SUA PREOCUPAÇÃO COM A FAMÍLIA, COM OS AMIGOS E PRINCIPALMENTE COM O BEM ESTAR,E AS NECESSIDADES DOS IRMÃOS MINEIROS, A FAZEM ATUAR CADA VEZ MAIS ATIVAMENTE EM NOSSA LINDA MINAS GERAIS!
    ANDREA ESTAVA AO MEU LADO NO MOMENTO MAIS DELICADO DE MINHA VIDA COMO MÃE E VIÚVA!
    ANDRÉA, POR TODA MINHA VIDA SOU E SEREI GRATA PELA AMIZADE,CARINHO,E PRINCIPALMENTE PELA DEDICAÇÃO QUE TEM POR NÓS!
    TE ADMIRO MUITO COMO MÃE,FILHA,ESPOSA,IRMÃ E MULHER EMPREENDORA,QUE DEDICA SUA VIDA A AJUDAR E FAZER O BEM!
    AGRADEÇO SEMPRE A DEUS POR SERMOS AMIGAS!

    COM TODO CARINHO MEG ZARUR, DA CIDADE ONDE OS SINOS FALAM

  2. 2 Joao Baptista
    25/09/2009 às 14:47

    Realmente a história de Andrea Neves é muito interessante. Tendo sido fundadora do PT no Rio de Janeiro, militante da esquerda consciente, sempre teve o seu olhar dirigido para o social, para as diferencas e desigualdades sociais, e teve com Aécio a oportunidade de desenvolver o melhor trabalho nessa área no Brasil. Torço muito que Aécio se torne Presidente para que tambem Andrea possa fazer pelo Brasil o que ela fez por Minas Gerais

  3. 3 Carlos Sotam Jr
    29/09/2009 às 23:06

    “Na faculdade, Andrea Neves militou no movimento estudantil, cuja principal bandeira de luta na época era a redemocratização do País. Tomou parte também na Campanha das Diretas-Já e participou do Movimento Jovem Pró-Tancredo, no Rio de Janeiro. Em 1985, fez parte da delegação brasileira que compareceu ao Encontro Internacional da Juventude, realizado em Cuba. Na ocasião, foi oradora oficial, em solenidade com a presença de Fidel Castro. Na virada dos anos 80, visitou a Nicarágua, na época da Revolução Sandinista, de 1979.”

    Esse pequeno texto de sua grande biografia mostra a serena, segura e consistente posição política de Andrea Neves, que através do seu discurso, da sua poesia, do seu texto e principalmente da sua ação consciente, busca uma melhor redistribuição de riquezas e uma melhor igualdade social.
    Ë só analisar com profundidade o seus projetos no SERVAS.
    Andrea sem dúvida nenhuma acrescenta muito valor à trajetória de Aécio.

  4. 4 Carlos
    28/09/2010 às 07:57

    Grande biografia. Orgulho de Minas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


setembro 2009
S T Q Q S S D
    out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Mais Acessados


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: