10
set
09

Andrea Neves fala sobre a importância da Campanha Volta coordenada pelo Servas em parceria com Governo Aécio

Campanha Volta - Andrea Neves: "As pessoas param, denunciam ou buscam ajuda. E, o mais importante, se sensibilizam com o sofrimento do outro"

Andrea Neves: "As pessoas param, denunciam ou buscam ajuda. E, o mais importante, se sensibilizam com o sofrimento do outro" - Foto Agência-MG

Campanha Volta, uma iniciativa do Servas, foi responsável pelo reencontro, na terça-feira, dia 30 de março, de mãe e filho que não se viam há 35 anos. “O empenho em reduzir o sofrimento daqueles que ficam sem notícias de um parente motivou o governo de Minas a lançar, em 2006, a campanha Volta e, desde então, houve um despertar e uma sensibilização da população para o tema. O nosso objetivo não era só divulgar rostos, mas chamar as famílias para evitar que isso ocorra. As pessoas param, denunciam ou buscam ajuda. E, o mais importante, se sensibilizam com o sofrimento do outro”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves.

O vigilante Giovani Rodrigues de Lima, 35, não conhecia a mãe Julita Ferreira Colero, 59. Há cerca de duas semanas, ao ver um cartaz da Campanha Volta em um ônibus, ele resolveu pedir ajudar à Delegacia de Pessoas Desaparecidas, que levou nove dias para encontrar a mãe.

“O que mais me impressionou nessa apuração é que nem mesmo foto eu tinha para ajudá-los. Somente o nome completo”, disse Giovani Lima em entrevista ao jornal Estado de Minas.

Giovani foi entregue à avó paterna pela mãe quando tinha 2 meses. Julita disse que só abandonou o filho porque não poderia levá-lo para a casa onde trabalhava, porque seus patrões não aceitavam. “Eu o deixei com a família do pai, morando no bairro Guarani. Com o passar dos anos, acreditava que, se o encontrasse, ele não me aceitaria”, disse. Atualmente, Julita mora em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, e Giovani vive na capital.

De acordo com dados da Polícia Civil, das 4.708 desaparecidas no Estado, desde junho de 2006, 3.068 foram encontradas. Nesse período, dos 172 casos envolvendo crianças, 138 foram resolvidos. Em Belo Horizonte, 3.065 desaparecimentos, 2.217 foram solucionados. “A Campanha Volta foi um marco no serviço da delegacia porque incentivou a população a nos ajudar”, disse Cristina Coelli, titular da Delegacia de Desaparecidos.

Conheça a Campanha Volta



Campanha Volta, desenvolvida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) em conjunto com o Governo de Minas, por meio da Polícia Civil, tem como objetivo ajudar na localização de pessoas desaparecidas com a divulgação de filmes e fotos nos principais veículos de comunicação mineiros, além da distribuição de cartazes em todo o Estado.

Lançado no dia 5 de junho de 2006 pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo governador Aécio Neves, o programa forma uma rede de solidariedade integrada por entidades empresariais, postos de gasolina, farmácias, supermercados, empresas de ônibus, além de prefeituras, hospitais, postos de saúde e escolas estaduais, com objetivo de divulgar dados dos desaparecidos.

A campanha conta com uma linha gratuita de telefone para notificação dos desaparecimentos (0800 28 28 197) e um site exclusivo para divulgação e troca de informações (www.desaparecidos.mg.gov.br).  Achamada principal de todas as peças é a frase “Volta, vem viver outra vez ao meu lado”, da música “Volta”, símbolo do programa.

Junto com o lançamento foi criado o Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas no Estado, que reúne nomes, fotos e dados pessoais e informações sobre os locais dos desaparecimentos e o contato de familiares.

“O empenho em reduzir o sofrimento daqueles que ficam sem notícias de um parente motivou o governo de Minas a lançar a campanha Volta e, desde então, houve um despertar e uma sensibilização da população para o tema. O nosso objetivo não é só divulgar rostos, mas chamar as famílias para evitar que isso ocorra”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves.

“Esse é um drama da sociedade que exige ação efetiva do poder público. Mas que não pode ser superado sem a presença viva e mobilizada da sociedade”, afirmou o governador de Minas, Aécio Neves da Cunha.


0 Responses to “Andrea Neves fala sobre a importância da Campanha Volta coordenada pelo Servas em parceria com Governo Aécio”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


setembro 2009
S T Q Q S S D
    out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Mais Acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: