16
jun
11

Andrea Neves participa do encontro estadual debate coleta seletiva e inclusão social de catadores

Foi aberto nesta quarta-feira, 15, o “2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores” que reúne até o dia 17, catadores de materiais recicláveis, representantes do poder público, de ONGs e da iniciativa privada e pesquisadores no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) para avaliar e debater a coleta gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais.

O encontro objetiva, além de discutir a coleta seletiva em Minas Gerais, promover a integração entre os órgãos governamentais e a sociedade civil no apoio aos catadores de material reciclável.

“Esse encontro é importante para entendermos a real situação da coleta seletiva em Minas Gerais e mostrar que a sustentabilidade desse trabalho só é possível a partir de um pacto federativo entre União, Estado e Municípios”, avalia o diretor do CMRR e integrante do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, José Aparecido Gonçalves.

Na abertura do encontro, o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Adriano Magalhães destacou, entre outras ações do governo, o empenho pela melhoria ambiental, na erradicação dos lixões em todo o estado.

“O Servas como um dos gestores do CMRR, junto com o Fórum Estadual Lixo e Cidadania tem buscado parcerias para consolidar em 10 municípios uma proposta de coleta seletiva com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis e remuneração pelos serviços ambientais prestados com a qualificação dos gestores das associações, compra de equipamentos e assessoria aos municípios na organização de fóruns municipais”, destacou a presidente, Andrea Neves da Cunha, na abertura.
Inaugurado em junho de 2007, O CMRR, um espaço de excelência na gestão de resíduos, é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Sebrae-MG que objetiva orientar os cidadãos e administração de municípios mineiros a usar os recursos naturais de forma racional e adotar padrões de produção e consumo sustentáveis.

Uma tenda montada na área externa do CMRR mostra as novidades em equipamentos para a reciclagem, como prensa, esteira, balança, triturador de vidro, empilhadeira mecânica e até um carrinho a motor desenvolvido para facilitar o trabalho dos catadores. A exposição dos equipamentos está organizada de acordo com o processo industrial de coleta seletiva – desde a chegada do caminhão de lixo, a separação dos materiais, até a saída dos resíduos para a venda na indústria.

 

 

 

 

 

 


0 Responses to “Andrea Neves participa do encontro estadual debate coleta seletiva e inclusão social de catadores”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


junho 2011
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Mais Acessados

  • Nenhum

%d blogueiros gostam disto: